1° Dia, 14/05/25 (QUARTA) PORTO ALEGRE / SÃO PAULO / ZURIQUE / LIUBLIANA- ESLOVÊNIA (AÉREO): Em momento oportuno apresentação no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA) para viagem aérea a São Paulo (GRU), Retirada das bagagens, e novo despacho no setor internacional para voo direto da Swiss a Zurique – Suiça. Pernoite a bordo com refeições.
2º Dia, 15/05/25 (QUINTA) ZURIQUE / LIUBLIANA (AÉREO) // LIUBLIANA / ZAGREB (RODO 140 KM): Chegada, desembarque e migração. A seguir, continuação da viagem a Liubliana – Eslovênia, cuja chegada será no meio da tarde, conforme quadro de voos (sujeito a alteração). Seremos recepcionados pela equipe local sendo trasladados direto a Zagreb-Croácia. Bem-vindo a Croácia! A sua primeira parada é Zagreb, capital da Croácia. Zagreb é a maior cidade do país e tem uma ótima localização. Está situada no centro do país, o que a torna um excelente ponto de partida para prosseguir viagem na Croácia. Traslado ao hotel ao hotel e check in. Tempo livre para descansar ou para começar a explorar a cidade. Não há dúvida de que Zagreb sempre tenha sido uma cidade bonita, mas nos últimos anos a cidade começou a atrair cada vez mais visitantes, como se tivesse sido redescoberta. Pessoas de todo o mundo vêm visitar a capital da Croácia que é, arquitetonicamente, uma cidade típica da Europa. Jantar incluído (sem bebidas). Hospedagem.
3º Dia, 16/05/25 (SEXTA) ZAGREB - CITY TOUR / TRASLADO A LIUBLIANA (140 km): Café da manhã no hotel, check out e saida com guia local para explorar os principais pontos da cidade de Zagreb. Começando na parte baixa com a Praça Ban Jelačić, o mercado a céu aberto Dolac, a Catedral em Kaptol e a famosa rua Tkalčićeva, cheia de bares e restaurantes. E também a cidade alta com a belíssima Igreja de São Marcos; o funicular poderá ser utilizado para subir a Cidade Alta (opcional – não incluído), onde se localizam os edifícios de grande riqueza arquitetônica: o pavilhão de Arte, o Teatro Nacional Croata, o Museu das Artes e Ofícios a Igreja de St. Mark, o City Hall, o Parlamento, a Catedral de St. Stephen (Estevão) a Praça Josip Jelacic. Almoço livre (não incluído). Terminadas as visitas, breve tempo livre para percorrer a cidade livremente e, a partir das 16h, traslado a Liubliana. São apenas 140 km, viagem de aprox. 2 horas com tráfego normal, incluindo trâmites fronteiriços. Chegada diretamente ao hotel. Apresentação para check in e restante do tempo livre para começar a explorar a belíssima cidade de Ljubljana, a capital da Eslovênia, que é o coração político e cultural do país e um importante centro comercial e financeiro da Europa. A cidade é de médio porte, tem tudo o que uma metrópole oferece, mas preserva a simpatia e a receptividade das cidades pequenas. Pitoresca e vibrante, é cheia de surpresas. É conhecida pela sua hospitalidade e também pelas belezas de seus arredores, que oferecem belas paisagens, castelos medievais, restaurantes tradicionais e igrejas históricas, além de um rico legado artístico.Hospedagem.
4º Dia, 17/05/25 (SÁBADO) LIUBLIANA - CITY TOUR / BLED / MONTANHA VOGEL / LIUBLIANA (170 km): Café da manhã no hotel. Saída para passeio de meio dia, com guia local, em Ljubljana. Uma parte será realizado a pé, pelos principais pontos de interesse do centro histórico, passando pelo prédio da Câmara Municipal, pela Praça da Cidade e a famosa Fonte dos Três Rios, obra inspirada na Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona, em Roma. Em seguida, passeio em funicular até o topo da colina e visita com ingresso e funicular ao Castelo de Ljubljana, que oferece vistas espetaculares da cidade e da paisagem ao redor. De volta à Cidade Velha, visita à Ponte do Dragão - uma obra-prima em estilo Art Nouveau adornada com dragões - símbolo de Ljubljana e passeio ao longo do Rio Ljubljanica em direção a central e movimentada Praça Preseren. Almoço livre (não incluído). Posteriormente vamos a Bled, uma das mais famosas cidades da Eslovênia e conhecida pelo lago Bled. Na chegada, visita com ingresso do Castelo de Bled e, na sequência, passeio de barco pelo lago com visita à Igreja da Assunção. Após as visitas, continuamos a Bohinj para passeio de teleférico pela montanha Vogel, que oferece a possibilidade de uma belíssima vista ao final de tarde do lago, dos alpes, e da pitoresca vila de Stara Fuzina. Terminadas as visitas, ao final da tarde, retorno ao hotel de Ljubljana. Hospedagem.
5º Dia, 18/05/25 (DOMINGO) LJUBLJANA / CAVERNA DE POSTOJNA – O MÁGICO MUNDO SUBTERRÂNEO / OPATIJA (115 km): Café da manhã no hotel. Check out e partida em direção a Opatija-Croácia. No caminho, parada para visitar as Grutas de Postojna (ingresso incluído). A Caverna de Postojna é a maior caverna turística da Europa. Está localizada na cidade de Postojna, na região de Kras, no sudoeste da Eslovênia. As cavernas estão abertas para visitantes desde 1818, e já receberam, até hoje, mais de 40 milhões de visitantes! Para explorar a caverna de Postojna, você irá embarcar numa excursão audioguiada e visitará 5 km de túneis e galerias subterrâneas. O passeio inclui o trecho de trenzinho, que percorre cerca de 3,5km e o restante a pé (aproximadamente1,5km). A ferrovia da Caverna de Postojna foi a primeira ferrovia construída dentro de uma caverna subterrânea! Devido às temperaturas entre 8º e 10º e a humidade, sugerimos que use um casaco quente e impermeável e calçado confortável. Em momento oportuno, almoço livre (não incluído). Chegada a Opatija, cidade que fez parte do Império Austro-húngaro, por isso tem até hoje uma arquitetura única, super charmosa, parques exuberantes e um incrível passeio marítimo. A mistura única de charme mediterrânico, história rica e beleza natural de cortar a respiração cria uma atmosfera encantadora. A chegada será diretamente no hotel, que está bem localizado próximo ao centro. Em horário oportuno, saída com o guia acompanhante para caminhar pela avenida beira-mar onde ficam suas principais atrações à Belle Époque, que transporta os visitantes no tempo para a era dourada de Opatija como estância balnear da moda para a aristocracia europeia durante o final do século XIX e início do século XX. Restante do tempo inteiramente livre para atividades pessoais. Como sugestão no tempo livre, poderá aproveitar a tranquilidade da vista do mar em algum bar/restaurante, realizar um passeio marítimo ou ainda realizar uma caminhada (requer preparo físico) até a região de Lovran, que percorre a beira do mar por passarelas (ora madeira, ora concreto). A caminhada é de 4km e poderá ser organizado com o guia que o motorista pegue os caminhantes para o retorno ao hotel. Jantar Incluído (sem bebidas). Hospedagem.
6º Dia, 19/05/25 (SEGUNDA): OPATIJA / PULA / ROVINJ / OPATIJA (220 km): Café da manhã no hotel. Saída em direção a península Ístria, a maior península no mar Adriático. A região da Ístria é também conhecida como a “Itália croata”. Chegada na cidade de Pula e visita com ingresso da arena de Pula ou Anfiteatro, um dos mais bem preservados anfiteatros Romanos no mundo. Seguimos nosso passeio (sem entrar) pelo Templo do Augustus, Cidadela, Teatro Romano, entre outros. Parada para almoço (não incluído). Tempo livre para explorar mais a cidade litorânea na ponta da Península de Ístria da Croácia, que é conhecida pelo porto protegido, pela praia ao longo da costa e pelas ruínas romanas. Situada na era pré-histórica e valorizada por sua localização estratégica, Pula foi ocupada, destruída e reconstruída inúmeras vezes. Os romanos, os ostrogodos e os venezianos, bem como as Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial, administraram, a seu tempo, a cidade. A seguir, no retorno a Opatija parada em Rovinj uma das cidades mais belas no Adriático. Rovinj é um centro turístico popular e um ativo porto de pesca. Também está conectada com outros pontos turísticos interessantes na Ístria e a apenas 260 km de Veneza - Itália. Rovinj encanta com as casas de pedra na encosta, barcos de pesca, veleiros e iates de luxo. Retorno ao hotel em Opatija e restante do tempo livre. Jantar Incluído (sem bebidas). Hospedagem.
7º Dia, 20/05/25 (TERÇA) OPATIJA / PARQUE NACIONAL DOS LAGOS DE PLITVICE / ZADAR (140 + 130 km): Café da manhã no hotel, check out e partida ao para o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979, o parque é um local de beleza natural única. Tem mais de 290km² de área protegida, 16 lagos maiores e vários lagos menores. Os lagos estão todos interligados como se fossem uma escada – eles estão em cascata um sobre o outro ao longo de uma série de belas cachoeiras, que representam um mosaico fabuloso de cores, sons e formas. A cada estação do ano o parque se transforma num local completamente diferente, mas sempre deslumbrante. Chegada, visita com guia local e ingresso incluído. Um transporte próprio do parque leva os visitantes aos pontos orientados pelo guia e, a partir de um certo ponto, os turistas continuam seu passeio a pé através de caminhos estreitos e pistas, cruzando pontes de madeira na mesma borda da água. Finalizada a visita, templo livre para almoço (não incluído). Posteriormente faremos o percurso de 130km até a cidade de Zadar, cidade na costa da Dalmácia. É conhecida pelas ruínas romanas e venezianas de sua cidade antiga peninsular. Chegada prevista a partir das 16h00. Na chegada, tour panorâmico guiado desde o ônibus. Seguimos pelo fórum da era romana, passando perto dos portões venezianos das muralhas que contornam a cidade, onde fica o Convento de Santa Maria (sem visitar internamente), do século 11, com artes religiosas que datam do século 8. Também há a grande Catedral de Zadar, do século 12, e a redonda e pré-românica Igreja de São Donato, do século 9. Zadar é uma das principais cidades da Dalmácia que ficou mundialmente famosa, graças ao primeiro e único Órgão do Mar do mundo. O Órgão do Mar é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, e a principal ideia do projeto é unir natureza e urbanismo. As ondas interagem com a estrutura criando sons aleatórios, mas harmônicos. É uma delícia sentar nos degraus do Órgão do Mar e aproveitar a brisa marítima. Bem ao lado do Órgão do Mar está́ outra instalação chamada “Saudação ao Sol”. A cidade de Zadar é também conhecida pelo pôr do sol mais bonito do mundo, então não deixe de aproveitar a oportunidade de vê-lo! Terminado o tour panorâmico, traslado ao hotel, check in e tempo livre. Jantar Incluído (sem bebidas). Hospedagem.
8º DIA, 21/05/25 (QUARTA) ZADAR / TROGIR / SPLIT (155 km): Café da manhã no hotel, check out e partida em direção da cidade de Split, a segunda maior cidade da Croácia. No trajeto, parada na cidade de TROGIR para conhecer o centro histórico através de um tour guiado a pé. Essa cidade é um tesouro medieval repleto de charme e história, sendo uma das cidades medievais mais bem preservadas de toda a Europa. Com suas ruas estreitas de pedra, igrejas antigas e uma catedral deslumbrante, o viajante se sente transportado no tempo. A cidade, rodeada por águas cristalinas, oferece vistas panorâmicas do Mar Adriático, sendo também famosa pela arquitetura gótica veneziana, que conta com várias igrejas e muitos palácios. Passaremos pelo Castelo de Kamerlengo (sem visitar internamente), uma fortaleza com torres e muralhas bem típicas da Idade Média, finalizando a caminhada na Catedral de São Lourenço. Almoço livre (não incluído). Continuação a Split, que está pronta para nos surpreender com sua animada atmosfera mediterrânea, sua orla cristalina, mas acima de tudo com o charme de suas origens antigas que emanam de cada canto de seu centro histórico. Visitaremos a sua principal atração, que é o que foi Palácio do Imperador Romano Diocleciano. Construído no século V a.C., a construção é uma das mais bem preservados da Europa. O Palácio fica na Riva, o calçadão a beira mar da cidade, e tem bastante coisa bem interessante para ser visitada como a Catedral de São Dômnio (São Domnius – não incluída) que tem a torre do sino com 57m de altura que, para quem tiver fôlego, pode ser visitada. Próximo à catedral está o impressionante Vestibul e o Perestil, onde o imperador realizava seus discursos, bem como o Mausoléu do Imperador Romano Diocleciano (que foi transformado na Catedral de São Dômnio). Terminadas as visitas, traslado ao hotel para check in e restante do tempo livre. Aproveite para caminhar pela cidade; seus cafés acolhedores e mercados vibrantes convidam a descobrir sabores locais e artesanatos únicos. Hospedagem.
9º DIA, 22/05/25 (QUINTA-FEIRA) SPLIT / HVAR (FERRY BOAT IDA E VOLTA): Café da manhã. Saída para visitar a Ilha de Hvar (pronuncia-se “Avár”); embarque em Ferry Boat no píer de Split para navegação ao centro da ilha. O local oferece uma diversidade de atrações que atendem a todos os gostos, desde exploradores culturais e amantes da natureza até entusiastas de festas e viajantes em busca de relaxamento. A ilha é repleta de praias, ilhas menores, possuindo até mesmo vinícolas e campos de lavanda. Neste passeio vamos visitar essencialmente o centro da cidade de Hvar. Na chegada, tour com guia local para apresentar o destino. Começaremos o passeio pela Fortaleza de Hvar (ingresso incluído), subindo até o topo com táxi (incluído ida e volta, podendo voltar a pé caso prefira – 700m ou 12 minutos) para contemplar vistas deslumbrantes da cidade e das ilhas Pakleni. Esta antiga fortificação oferece um vislumbre do passado e um panorama incrível que vale a caminhada. Desceremos, em seguida, ao coração da cidade na Catedral de São Estevão, situada na pitoresca Praça de São Estêvão. A catedral, com sua imponente fachada renascentista, domina a praça e convida à contemplação. Vamos passear pela praça, uma das maiores da Dalmácia, repleta de cafés e lojas que trazem a vibrante vida local à tona. Próximo dali, visitaremos o Teatro Público de Hvar (ingresso incluído), um dos teatros mais antigos da Europa, inaugurado em 1612. Este local histórico ainda mantém seu charme antigo e oferece uma visão fascinante da vida cultural de Hvar ao longo dos séculos. Continuaremos a visita no Arsenal (ingresso incluído), um edifício histórico que serviu como estaleiro naval e armazém. Atualmente, o Arsenal abriga exposições culturais e é um excelente exemplo da arquitetura e da importância marítima de Hvar. Tempo livre para almoço (não incluído) e passeios opcionais como visita a Vinícola Luviji, passeio pelas lavandas nas regiões de Grablje e Brusje (informe-se com o guia local se este ano as lavandas já floresceram) ou ainda caminhar pela região da Riva, um calçadão à beira-mar perfeito para passeios tranquilos, repleto de cafés e restaurantes. Em horário oportuno, caminhada ao píer para retorno a Split. Chegada diretamente ao hotel. Hospedagem.
10º DIA, 23/05/25 (SEXTA) SPLIT / MEDJUGORJE (BÓSNIA-HEZERGOVINA) / MOSTAR / SARAJEVO (150km): Café da manhã no hotel. Saída em direção ao país denominado Bósnia-Herzegovina, localizado na península balcânica, no sudeste da Europa. Sua área rural abriga aldeias medievais, rios e lagos, além dos acidentados Alpes Dináricos. Em momento oportuno, trâmites fronteiriços na divisa entre os países e, em seguida, chegada a MEDJUGORJE. Visita do Santuário de Nossa Senhora de Medjugorje, no qual se celebram as aparições da Virgem Maria. Após a visita seguimos a Mostar, onde um guia local nos espera para apesentar a cidade que é Patrimônio Mundial da UNESCO. A cidade atrai visitantes, principalmente, pela lendária Stari Most (Ponte Velha) – uma suntuosa ponte do século 16, que cruza as águas claras do Rio Neretva. Além da Stari Most, Mostar também abriga o antigo Bazaar Kujundziluk e a Mesquita Cejvan Cehaj, construída no século XVI. Terminadas as visitas seguimos a Sarajevo. Na chegada, check in no hotel e tempo livre. Hospedagem.
11º DIA, 24/05/25 (SÁBADO) SARAJEVO / TREBINJE / DUBROVNIK (240 km): Café da manhã no hotel bem cedo. Às 8h, saída para breve caminhada pelo centro histórico da cidade de Sarajevo, acompanhado de guia local. O Hotel President está localizado no coração da Cidade Velha da cidade de Sarajevo. Todas as atrações turísticas significativas, como a mesquita de Bey e Tzar, a Prefeitura, a Ponte Latina (símbolo da cidade), a Fonte Sebilj, a Catedral do Sagrado Coração, a Igreja Ortodoxa e o Templo Judaico estão a apenas alguns minutos de caminhada. E em momento oportuno embarcamos no ônibus para visitar com ingresso incluído o Túnel da esperança. O Túnel de Sarajevo, também conhecido como Túnel da Salvação e Túnel da Esperança, foi um túnel construído entre março e junho de 1993 durante o Cerco de Sarajevo em meio a Guerra da Bósnia. É um túnel de 800 metros feito na casa de um soldado e que passa por baixo da pista do aeroporto. Por ele passavam mantimentos, remédios e armamentos. Tempo livre para almoço (não incluído) e continuação da viagem a Dubrovnik, em uma viagem de 4h30 aprox. No caminho, próximo à divisa com a Croácia, faremos uma breve parada (com o guia acompanhante) na cidade de Trebinje. É conhecida por sua rica história e sua arquitetura característica, com ruas de pedra que remontam a séculos passados. A cidade é dominada pela impressionante Igreja de Herzegovina Gracanica, um marco importante que combina elementos arquitetônicos tradicionais com uma presença imponente. Um dos pontos mais emblemáticos da cidade é a Ponte Arslanagić, que atravessa o rio Trebišnjica. Esta ponte histórica não só serve como uma conexão crucial entre diferentes partes da cidade, mas também é um símbolo da engenhosidade arquitetônica da região. A continuação seguimos a Dubrovnik, para chegar a Pérola do Adriático, a partir das 18h. Na chegada, traslado diretamente ao hotel para check in e restante do tempo livre. Hospedagem.
12º DIA, 25/05/25 (DOMINGO) DUBROVNIK: Café da manhã no hotel e saída para visita a pé do centro histórico amuralhado - cidade encantadora medieval, considerada um tesouro com maravilhas históricas e paisagens fotográficas deslumbrantes. As paredes datam do século XVI e estão entre as mais bem preservadas do mundo. Entrando pelo portão Pile, começaremos com a caminhada panorâmica (sem ingressar). Passaremos pelo Monastério Franciscano, um dos mosteiros franciscanos mais antigos e bem preservados do Mediterrâneo. No interior, existe a Antiga Farmácia, que remonta ao século XIV e é considerada uma das farmácias mais antigas da Europa (poderá visitar internamente no tempo livre). Seguiremos caminhando pelas antigas ruas de pedra -conhecidas com Stradun - até o Palácio Sponza, um edifício renascentista que já serviu como alfândega, tesouraria, e hoje abriga o Arquivo Estadual e um salão de exposições. Continuamos nossa caminhada pelo Monastério Dominicano - um dos mais importantes patrimônios artísticos e arquitetônicos construídos em 1225 e um dos maiores edifícios góticos da costa Adriática – e pelo Palácio do Reitor, a magnífica estrutura dos Duques de Dubrovnik. Em seguida, visita interna da Catedral de Dubrovnik, construída entre os séculos XII e XIV em estilo romântico. Terminadas as visitas do centro histórico medieval, tempo livre para almoço (não incluído). Tarde inteiramente livre para explorar Dubrovnik; as opções de passeio à tarde são muitas, portanto elencamos as principais atividades que você possa eleger para disfrutar. Uma das atrações de Dubrovnik preferidas pelos turistas é o Teleférico ao Monte Srd (aprox. EUR 30) que oferece vistas únicas da cidade amuralhada a 400 metros de altura. Uma imagem inesquecível com vistas privilegiadas das muralhas, do Porto Velho e dos arredores da cidade. Outra atividade interessante de obter uma linda vista panorâmica, é subir as Muralhas de Dubrovnik (aprox. EUR 35), com espetacular vista da cidade velha, do mar Adriático e dos telhados de terracota. Para subir às Muralhas, recomendamos certo preparo físico devido às escadarias. Se preferir explorar além da cidade, considere um passeio de barco para as ilhas próximas, como Lokrum ou as Ilhas Elaphiti (aprox. EUR 80). Essas ilhas oferecem praias tranquilas, natureza exuberante e uma fuga relaxante do ritmo agitado da cidade. Não menos interessante, poderá embarcar no final da tarde de um Cruzeiro Gastrômico (aprox. EUR 150). Com jantar autêntico, exibe vistas esplendias desde o mar da cidade e da Ilha Lokrum. Mime-se com uma deliciosa refeição em um ambiente perfeito e aproveite o pôr do sol no mar. Hospedagem.
13º DIA, 26/05/25 (SEGUNDA) DUBROVNIK / KOTOR (MONTENEGRO) / BUDVA / DUBROVNIK (230 km): Café da manhã. Saída às 7h rumo a Montenegro com paisagens costeiras de tirar o fôlego. Após trâmites fronteiriços, a primeira cidade significativa que passaremos (sem visitar) é Herceg Novi, conhecida por sua rica história e belas vistas sobre o Adriático. A partir das 10h, chegada diretamente a Kotor para visita a pé pela Cidade Velha (centro histórico medieval), com guia local e ingresso incluído à Fortaleza. A visita é uma experiência encantadora e fascinante, pois esta área histórica é repleta de arquitetura medieval bem preservada, ruas de paralelepípedos sinuosas e uma atmosfera que remete aos tempos antigos. A paisagem da região é deslumbrante, com montanhas imponentes cobertas por um manto verde intenso e o tom azul profundo da Baía de Kotor. Por sua beleza natural, cultural e histórica, foi o primeiro local de Montenegro a ser incluído na lista do Património Mundial da UNESCO. E aqui, no coração deste imenso fiorde mediterrânico, um dos maiores tesouros naturais dos Balcãs, que se ergueu uma das mais belas cidades de Montenegro. Almoço livre (não incluído). Continuação do passeio a Budva (23 km) com breve parada na estrada para ver do alto (mirante) a praia de Jaz, conhecida por suas águas cristalinas e cenário natural. Chegada a Budva para conhecer este maravilhoso povoado amuralhado, uma das cidades mais conhecidas e populares do litoral montenegrino, famosa por suas praias deslumbrantes, vida noturna animada, histórica Cidade Velha e atmosfera vibrante. A partir da chegada, tour acompanhado de guia local na Cidade Velha (centro histórico medieval) com breves pontos de visitação seguindo até a Cidadela, onde poderá apreciar vistas espetaculares, ruas estreitas repletas de história e praças pitorescas. Passaremos em nossa visita panorâmica (sem entrar) pela Igreja de Sveti Ivan e Igreja da Virgem Maria. Após as visitas, breve tempo para um café (não incluído). Em seguida, iniciaremos a viagem de retorno a Dubrovnik. A chegada está prevista a partir das 19h30, diretamente ao hotel (o horário varia conforme trânsito e tempo na fronteira). Jantar de despedida incluído (sem bebidas). Hospedagem.
14º DIA, 27/05/25 (TERÇA) DUBROVNIK / AEROPORTO // DUBROVNIK / ZURIQUE / BRASIL (AÉREO): Café da manhã no hotel, check out e traslado ao aeroporto de Dubrovnik para viagem aérea de retorno ao Brasil com conexões em Zurique (Suíça) e São Paulo. A partida está prevista para as 13h10, chegando 14h55 em Zurique. Após espera em trânsito, continuação da viagem com pernoite à bordo.
15º DIA, 28/05/25 (QUARTA) SÃO PAULO / PORTO ALEGRE: Chegada prevista para em torno das 05:25h; Desembarque, migração, retirada da bagagem para controle aduaneiro e, posteriormente, continuação da viagem a Porto Alegre, conforme quadro de voos (sujeito a alteração). Despedida do grupo e FIM DOS SERVIÇOS.