30/12/24 (1º DIA, SEG.) PORTO ALEGRE / SÃO PAULO / SANTIAGO (AÉREO): Apresentação com pelo menos 3h00min de antecedência ao horário do voo no Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS para viagem aérea ao Chile com conexões. Pernoite a bordo em direção a Santiago do Chile.
31/12/24 (2º DIA, TER.) SANTIAGO DO CHILE / PUERTO MONTT / PUERTO VARAS: Chegada a Santiago do Chile em torno das 04h. Desembarque, migração, aduana e nos dirigimos ao setor de embarque nacional para continuação da viagem a Puerto Varas. Partida do voo às 06h com destino a PUERTO MONTT, capital oficial da região dos lagos no sul do Chile. Chegada prevista às 07h50; desembarque e traslado rodoviário ao Hotel de PUERTO VARAS. Com tour panorâmico de reconhecimento na chegada à, Puerto Varas. Conhecida também como a “Cidade das Rosas”, localizada na beira do Lago Llanquihue, com vista aos vulcões Osorno e Calbuco. Lá você poderá conhecer a Praça de Armas, o Bairro Patrimonial e a Igreja do Sagrado Corazón de Jesús de estilo neorromânico com elementos do barroco, a que foi construída entre os anos 1915 e 1918, e cujo desenho está baseado nas igrejas de Baden-Wurttemberg, Alemanha. Chegada ao hotel, café da manhã extra, malas sob custódia do hotel. Acomodação a partir das 15h00. Para aproveitar o tempo livre até o check in, às 11h00 aproximadamente, saída para conhecer as cidades de Puerto Montt e Puerto Varas. Em Puerto Montt o tour começa na Praça de Armas de Puerto Montt, com visita o Monumento dos Colonos Alemães, dedicado aos colonos que chegaram na região no fim do ano 1852. Depois, vamos ao Mirante Manuel Montt para ter uma vista panorâmica da cidade, a Ilha Tenglo e o Seno de Reloncaví, um grande corpo de água localizado no oceano Pacífico. Depois vamos visitar o Mall de Puerto Montt para câmbios, alguma compra e almoço (não incluído) na praça de alimentação. Terminada as visitas, voltamos ao hotel para check in. Tempo livre para aproveitar a infraestrutura do hotel que conta com o famoso Spa Kalül que oferece serviços pagos á parte como massagens terapêuticas, de relaxamento, aromaterapia, sauna, jacuzzi entre outros. Desfrute ou delicie-se livremente nas piscinas. À noite, JANTAR DE RÉVEILLON, NO RESTAURANTE OU SALÃO DO HOTEL com bebidas limitadas e festa com animação musical eletrônica (a confirmar); brinde com espumante na virada do ano e FELIZ 2025! Fogos de artifício à beira do lago e competência de drones (a confirmar) e festa na praça central, posteriormente retorno ao hotel. Hospedagem.
01/01/25 (3º DIA, QUA.) PUERTO VARAS / SALTOS PETROHUÉ / LAGO ESMERALDA / BASE DO VULCÃO OSORNO (150 Km) / PTO. VARAS: Café da manhã no hotel. Às 10h00 saída para visitar o Salto de Petrohué que está localizado dentro do Parque nacional Vicente Perez Rosales (ingresso incluído), onde através de uma caminhada curta avistaremos as quedas das águas DOS SALTOS DE PETROHUÉ desde vários mirantes naturais. Se as condições da estrada permitirem, visitaremos o Lago Esmeralda, Grande lago andino alimentado pelas chuvas e pelos vulcões nos seus arredores, também chamado de Lago de Todos os Santos (fica no percurso do Chile para a Argentina). As águas tomam uma cor esmeralda devido aos cristais e minérios que rolam dos vulcões. A continuação, almoço livre (não incluído) e visita da base do Vulcão Osorno, aprox. de 2.000 m de altitude, dos 2.652 m.s.n.m. que o vulcão possui no seu ponto mais alto. Na subida até a base, teremos algumas paradas em algumas crateras para fotos até chegarmos à base onde tem toda uma infraestrutura com estação de esqui, cafeterias, restaurantes, lojas de souvenires e, o mais importante, os teleféricos que nos levarão até o topo (opcional - meios de elevação não incluídos). Terminadas as visitas, retorno ao Hotel em Puerto Varas, a partir das 16h30. Restante do tempo livre para atividades pessoais. Hospedagem.
02/01/25 (4º DIA, QUI.) PTO. VARAS / ISLA CHILOÉ / ANCUD / ILHOTA PUNHUIL - ILHA DOS PINGUINS (250 km): Café da manhã no hotel e em torno das 08h30, saída do hotel para a visita da GRANDE ILHA DE CHILOÉ. Na chegada, atravessamos de balsa (40 min.) o canal desde Pargua a Chacao na Ilha de Chiloé, nos dirigimos ao noroeste da Ilha para visitar ANCUD, a fim de conhecer parte da Ilha Grande de Chiloé por si só é um lugar que encanta: seja pela simplicidade que a vida parece ganhar por aqui, seja pela beleza natural que tem. Passaremos por atrativos como o Museu Regional de Ancud, a Catedral construída em grande parte de madeira, Plaza de Armas e parada na Fortaleza San Antônio que está em ruínas, que foi o último reduto de resistência das forças a favor da Coroa espanhola na Guerra de Independência do Chile. A continuação vamos bordeando a bahia com aldeias de pescadores junto a uma encantadora paisagem para observar a fauna e a flora chilota. Chegada a PUÑIHUIL para visitar a PINGUINEIRA DE PUNIHUIL em uma embarcação especial (incluída). Navegamos até perto da Ilhota onde esperamos avistar os simpáticos pinguins de Humboldt e Magalhães que darão as boas-vindas, assim como outros tipos de aves. Em momento oportuno, almoço livre (não incluído). Sugerimos um almoço típico especial para apreciar a experiência de degustar a comida típica que é o CURANTO (CHURRASCO ENTERRADO), que se trata de um grande assado feito sobre pedras quentes, em um buraco cavado no chão. Terminadas as visitas e o almoço retorno ao Hotel de Puerto Varas. Chegada a partir das 17h00. Tempo Livre. Hospedagem.
03/01/25 (5º Dia, SEX): PUERTO VARAS / FRUTILLAR / PUERTO OCTAY / PUCÓN (322km): Café da manhã no hotel e saída em torno das 08h00 em direção a Frutillar, uma pequena e charmosa cidade à beira do lago Llanquihue, fundada por imigrantes alemães em 23 de novembro de 1856. Tempo para visitar o museu do colono Alemão (ingresso não incluído) e caminhar pela cidade à beira do Lago Llanquihue. No fundo avistamos o Vulcão Osorno e Calbuco refletindo nas águas do lago. Andando mais alguns metros você chegará no ponto central da cidade ao píer, o Teatro del Lago, que tem uma programação interessante, principalmente no verão. Recomendamos também degustar um café com Kuchen – um tipo de cuca alemã (não incluído). Parada no restaurante local Espanta Pájaros (ou similar) para almoço (não incluído). Seguimos nosso passeio a Puerto Octay para admirar o verde ao seu redor, a flora e fauna típicas da bacia, suas florestas nativas e as formações geológicas, destacando-se os vulcões. Em momento oportuno partida para a cidade de Pucón, cidade na região central dos lagos do Chile situada no lago Villarrica e contemplada pelo vulcão Villarrica, coberto de neve. Um centro de turismo de aventura, é reconhecida pelo acesso a trilhos de caminhada, desportos aquáticos, rafting e canoagem, bem como pelo esqui e snowboard. O terreno circundante varia de praias nas margens dos lagos, a floresta tropical temperada. As fontes termais naturais encontram-se nos vales arborizados próximos. Chegada a partir das 17h00, check. Tempo livre. Hospedagem.
04/01/25 (6º Dia, SÁB.): PUCÓN / RESERVA BIOLÓGICA HUILO- HUILO , A FLORESTA ENCANTADA DA PATAGÔNIA CHILENA (125 km): Café da manhã no hotel e saída com roupa adequada (Tênis confortável, chapéu, protetor solar, repelente de insetos etc.) para ter contato direto com a natureza da Selva patagônica de extrema beleza natural na Região de Los Rios, Possui 5 portais de entrada. Cada portal é um universo que convida você a se conectar com a floresta de diferentes maneiras. A maioria das trilhas dentro de cada portal é autoguiada, o que significa que você pode percorrê-las por conta própria. Local para passar algumas horas, curtir a natureza em suas mais variadas formas. A reserva é privada e vamos iniciar as visitas através do Portal Huilo Huilo (1º ingresso incluído), que dá o nome ao parque. Este é um dos principais portais com os incríveis Saltos de Huilo Huilo. É uma trilha de dificuldade baixa (possui escadas) e bem estruturada, que levará o visitante a adentrar na mata sentido o clima até encontrar os saltos. É um ótimo local para entrar em pleno contato com a natureza e estar em harmonia com o seu entorno. A seguir vamos visitar a Cervejaria Artesanal Cervecería E Pizzaria Petermann com degustação e almoço incluído (sem bebidas). Continuando nosso passeio, vamos ao Portal Los Ciervos (2º ingresso incluído). Nesse local encontramos uma boa estrutura caminhando através de passarelas planas avistando cervos e javalis. No término das passarelas, visitamos o Museu dos Vulcões, encontrando uma exposição dedicada à geologia e à vulcanologia da região. O Museu oferece uma visão fascinante sobre a atividade vulcânica local e o impacto dos vulcões na paisagem e na vida ao redor. Além de exemplares de rochas e minerais, você encontrará algumas relíquias como a presa de um mamute asiático, objetos em prata do povo Mapuche e ainda uma réplica da cápsula Fênix, que foi utilizada para resgatar os mineiros chilenos em 2010. Terminadas as visitas, retorno a Pucón. Restante do tempo livre. Hospedagem.
05/01/25 (7º Dia, DOM.) PUCON / VULCÃO VILLARICA / TERMAS GEOMÉTRICAS: Café da manhã no hotel e saída às 8h para explorar a cidade de Pucon com breve passeio pela orla e parada para fotos. Vamos admirar as bancas de flores artesanais em madeira, típicos da região – um encanto de cores e beleza. A seguir vamos à base do Vulcão Villarica, passando no Centro Artesanal Ruka Pulli onde vocês podem encontrar uma ampla variedade de artesanato, desde tecidos tradicionais até joias artesanais. Em momento oportuno, tempo livre para almoço (não incluído). Seguimos viagem às Termas Geométricas com ingresso incluído. O local conta com mais de 60 fontes de água termal pura que brotam naturalmente a uma temperatura de 35ºC a 45ºC, em um barranco antes inacessível, imerso no meio dos bosques nativos do Parque Nacional Villarrica Sur, perto da cidade de Coñaripe, no km 16 da estrada que atravessa o Parque, entre Coñaripe e Pucón. As Termas Geométricas foram desenhadas por Germán del Sol, que através do desenho e construção de madeira e materiais naturais com passarelas que cobrem 500 m de um barranco natural, onde ele quis trazer a natureza das Termas para a geometria para conseguir um todo harmonioso e aconchegante. Recomendamos levar maiô, toalha e roupão, calçado apropriado e chinelo (o local tem vestiário com armário), conta ainda restaurante para lanches e refeições, banheiro etc. Chegada em torno das 14h e permanência no local até as 16h aprox. A perfeita integração entre as piscinas, a vegetação e o relevo é o destaque do local! Terminadas as visitas traslado ao hotel. Chegada e restante do tempo livre. Hospedagem.
06/01/25 (8º DIA, SEG) / PUCÓN / CURARREHUE / EXPERIÊNCIA MAPUCHE / LAGOAS ANDINAS: Café da manhã no hotel. Saída para conhecer mais “A entrada da cordilheira”. É o que significa o nome da cidade de Pucón, no Chile, em mapudungun, idioma dos índios mapuche, que há séculos habitam o local. A região é, de fato, a entrada para a Patagônia chilena e o início da região dos lagos, no meio dos Andes. Pucón fica em Araucanía, na 9ª região chilena, aos pés do vulcão Villarrica, o mais ativo da América do Sul. Celebrado pelos mapuches (indígena da região como quase um deus, o imponente vulcão coberto de neve foi testemunha da maior resistência à dominação espanhola na América Latina. Foram séculos de sangrentas batalhas que se arrastaram até pouco mais de cem anos atrás, quando os colonizadores se fixaram de vez nas margens do lago homônimo ao vulcão. Quando o assunto vem à tona, é fácil ouvir de algum nativo que os espanhóis nunca dominaram de fato a região. A seguir passamos por CURARREHUE chamada de Jardim da fronteira (pequena cidade na fronteira do Chile com a Argentina). Chegada a Quelhue, com suas florestas nativas, colinas e vales, e também visita a uma Comunidade Mapuche. para conhecer a história e a cultura do povo Mapuche, onde seremos recebidos por uma típica família Mapuche. Em sua “ruka”, típica casa mapuche construída com madeira e palha, compartilharam conosco sua cultura e conheceremos seus artefatos típicos, escutaremos sua música, degustação de comidas e vestiremos as vestimentas que eles usam. Inclui guia de interpretação da cultura em espanhol, anfitrião Mapuche local, entrada ao lugar visitado, degustação de comida Mapuche. Nesta experiência você conhecerá a etnia indígena mais importante do Chile. A seguir, continuamos nosso passeio até próximo da fronteira com a Argentina que, com clima bom (visibilidade boa), poderemos ver os três GRANDES VULCÕES do Parque Nacional Villarrica: Vulcão Villarrica, Vulcão Quetrupillán e vulcão Lanín. No trajeto podemos avistar algumas lagunas andinas, com breve tempo para percorrer parcialmente a trilha da Laguna Escondida, que leva às lagunas Perdida e Huenfuica. Vale a pena parar para contemplar e fotografar a flora e fauna da região. Terminada a visita vamos ao Hotel de Pucón a descansar e relaxar. Hospedagem.
07/01/25 (9º Dia, TER) PUCÓN - DIA LIVRE / OPCIONAL OJOS DEL CABURGUA + CUEVAS VOLCÁNICAS + VINÍCOLA PIÑA PUCÓN: Café da manhã no hotel. Dia livre para atividades pessoais independentes ou para passeios opcionais. Sugerimos o seguinte opcional de dia inteiro – APROX USD 140,00: começamos a manhã visitando o Parque Ojos del Caburgua, que apresenta três quedas d' água que variam entre os 15 e os 20 metros de altura. Com água azul turquesa, que surpreendem com a beleza ímpar. Ao lado, vamos ao mirador de peixes, um local que abriga trutas arco íris, sempre rodeado pela água azul turquesa do Rio Caburgua. Continuando com o percorrido, vamos visitar a praia do Lago Caburgua. Em momento oportuno, tempo livre para almoço (não incluído). A seguir, continuação para as Cavernas Vulcânicas. A origem das cavernas se deu no passado com a erupção do Vulcão Villarica, que através da sua lava vulcânica, originou este local. Aprenderemos sobre o passado recente que deixou seus vestígios. Fechando nosso passeio com chave de ouro, no retorno da Caverna, faremos um tour e degustação de Vinhos na Vinícola PIÑA WINE PUCÓN, onde você viverá sua melhor experiência no vinhedo mais meridional do Chile, aos pés do vulcão Villarrica, podendo descobrir a maravilhosa jornada da uva desde o vinhedo até o seu copo, percorrendo o vinhedo, suas adegas em um cenário maravilhoso em frente ao lago com uma deliciosa degustação com tábua de queijos será uma experiência memorável. Terminada as visitas retorno ao Hotel. Tempo livre. Hospedagem.
08/01/25 (10º Dia, QUA.) PUCÓN / VALDIVIA / PUERTO MONTT // PTO MONTT / SANTIAGO (AÉREO): Café da manhã no hotel. Às 08h, check out e saída para visitar Valdivia, a cidade mais antiga do sul do Chile. Chegada em torno das 10h00 e visita do centro histórico, percorrendo a pé o local para descobrir a história da capital de Los Ríos, uma das primeiras cidades fundadas pelos espanhóis no Chile. Primeiro, iremos à Plaza de la República, onde falaremos sobre o período colonial de Valdivia e suas fases posteriores, até os dias atuais. Continuaremos o tour com um passeio pelas margens do rio Callecalle, onde veremos o cais Schuster e o Pêndulo de Foucault, finalizando no Torreón de los Canelos. Onde o guia comentará sobre as batalhas travadas entre os nativos mapuches e os conquistadores espanhóis nessa zona do Chile. A continuação de volta ao ônibus da Excursão, vamos visitar o FORTE NIEBLA, O Castillo de Niebla, também conhecido como Fuerte de Niebla, é uma fortificação espanhola localizada em Punta de Niebla ou Santa Helena, uma cidade costeira localizada a 18 kms. da cidade de Valdivia. Mais sobre a no link a seguir: FORTALEZA DE NIEBLA. Terminada a visita, retorno ao centro de Valdivia para visitar a famosa feira ou festa Costumbrista Valdivia que se trata de uma feira que se realiza durante os meses de verão chileno, em dezembro, janeiro e fevereiro e que abriga o melhor do artesanato e da gastronomia da região. Além disso, danças populares são exibidas e música folclórica é tocada para os milhares de visitantes que passam todos os anos. Almoço livre (não incluído) e seguir vamos visitar a famosa CERVEJARIA KUNSTMANN que fabrica artesanalmente Cerveja de fermentação alta, com agradável e característico aroma de lúpulo, Torobayo Ale tem cor âmbar pálido proveniente de maltes claros e caramelos. O aroma frutado é produto da alta temperatura de fermentação (18 a 20°C). Ao paladar, apresenta corpo equilibrado, sabor caramelado e finos aromas de frutos secos e água das montanhas valdivianas. Valdivia é a capital da Cerveja Artesanal do Chile. Visita com degustação da cerveja emblemática. Terminadas as visitas, embarque no ônibus da excursão para traslado ao Aeroporto de Puerto Montt para viagem aérea de retorno a Porto Alegre/RS Brasil, via Santiago do Chile e São Paulo (GRU). Chegada a Santiago na primeira hora do dia seguinte.
09/01/25 (11º DIA, QUINTA-FEIRA) SANTIAGO / SÃO PAULO / PORTO ALEGRE (AÉREO): Após espera em conexão, voo diretamente a São Paulo com chegada prevista no meio da manhã. Em seguida, reembarque a Porto Alegre one a chegada esta prevista no meio da tarde, conforme quadro de voos (sujeito a alteração).